data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal
Em 15 de janeiro, às 12h38min, no Hospital Regional Santa Lucia, de Cruz Alta, nasceu Eduarda Spanamberg dos Santos. Ela veio ao mundo pesando 3 quilos e 555 gramas e medindo 50 centímetros, por meio de parto normal.
A menina é a primeira filha da psicóloga Giovana Spanamberg Dias, 30 anos, e do médico veterinário Fernando Luís dos Santos, 31. O casal se conheceu na faculdade, em 2012, e começaram a namorar no mesmo ano. Eles se casaram em 2015.
Embora planejada, receber a notícia de que a filha estava vindo ao mundo, foi uma grande surpresa para os pais, que não sabiam que seria tão rápido. Mesmo impactados com a novidade, os papais de primeira viagem ficaram muito felizes.
- Mesmo tendo que tomar alguns cuidados, posso dizer que a gestação foi tranquila. Senti o quanto sou abençoada em poder gerar - comenta Giovana.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
A psicóloga tomava uma injeção de enoxaparina por dia, pois tem trombofilia. Ao todo, foram 236 aplicações.
- Houveram momentos especiais dos quais jamais esquecerei, como quando ouvimos o coração dela batendo pela primeira vez no ultrassom e quando descobrimos o sexo. Lembro de senti-la mexer pela primeira vez e do ultrassom 3D, quando a vimos com nitidez por meio das imagens - lembra Giovana.
Esperando na maternidade, estavam os avós maternos, Rose Mari Spanamberg Dias e Gilvan Dias da Cruz, além dos tios.
Para Giovana, a maternidade é um presente, uma novidade de vida, uma dádiva. Ver a filha pela primeira vez foi o instante mais emocionante pelo qual passou:
- Descobri que sou forte e corajosa. Ela veio ao mundo no tempo em que Deus planejou. Meu coração se encheu de alegria quando a tive nos braços. Eu só conseguia chorar e agradecer a Deus pela filha maravilhosa e linda que ele me concedeu.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
O pai, que assistiu ao parto, conta as horas para chegar em casa depois do trabalho e ficar com a bebê.
- Nossa rotina mudou completamente. Não há nada mais gratificante do que ficar junto dela - conta Fernando Luís.
Conforme Giovana, a bebê tem crescido com rapidez e dorme bastante. Eduarda é agitada e fica brava quando demora para ganhar o mamá e trocar de roupa, mas adora tomar banho.
Os avós maternos, Rose Mari e Gilvan, e os avó paternos, Tânia Marianoff dos Santos e Airton Luiz dos Santos, também celebram a chegada da menina.
Para Rose Mari, cada instante com a neta tem sido mais do que especial.
O parto humanizado contribuiu para que a avó, bem como outros familiares, acompanhassem a preparação de Giovana para o nascimento da filha.
- Um misto de ansiedade e felicidade tomaram conta do momento. Reportei-me ao dia do nascimento da minha filha - conta Rose.
A convivência entre avó e neta é diária. Rose está encantada e não deixa de acompanhar o desenvolvimento de Eduarda:
- Pegá-la no colo e mimá-la é uma benção. Eduarda é linda, fofinha e querida. Cada vez que estou com ela, posso contemplar a perfeição da criação de Deus - diz Rose Mari.
Giovana pretende ensinar à filha valores como respeito, gratidão e amor ao próximo. Para ela, é fundamental que a filha ame o outro como ama a si mesma:
- Desejo que Eduarda creia em Deus e saiba que ele sempre fará o melhor para nós. Além disso, espero que tenha em mente que pode contar com a família em todos os momentos. Com certeza, seremos grandes amigas.
Eduarda será apresentada na Igreja Batista Nacional de Cruz Alta, em abril. Ela tem 10 padrinhos, entre amigos e familiares dos pais.